article image

5 MOTIVOS PARA INSTALAR SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM UM COWORKING JURÍDICO

Se você está em busca de um local para instalar sua empresa ou escritório de advocacia, provavelmente já ouviu falar nos coworkings. 

 

Conhecidos por seus ambientes descontraídos, confortáveis e favoráveis para o dia a dia dos usuários, os espaços compartilhados têm se tornado cada vez mais comuns dentro das mais diversas carreiras. 

 

De acordo com o Censo Coworking Brasil realizado anualmente, este ramo de mercado cresce de forma acentuada no Brasil desde 2015, sendo que previsões indicam resultados sem precedentes para 2022 e 2023, uma vez que o trabalho híbrido impulsionado pela pandemia aumentou drasticamente a procura por escritórios com opções flexíveis.

 

Com o crescimento deste mercado, os coworkings segmentados (ou de nicho) passaram a ter maior visibilidade, principalmente por trazerem novas oportunidades para profissões com demandas específicas, como é o caso do Direito.

 

Coworkings de nicho conhecem melhor as exigências, dificuldades e impedimentos profissionais de seus membros, o que lhes permite endereçar melhor suas necessidades.

 

No geral, são muitas as vantagens que podem ser encontradas ao contratar um coworking jurídico ideal para sua banca.

 

Por isso, acompanhe os 5 motivos para instalar seu escritório de advocacia em um coworking jurídico:

 

1. Networking

 

A integração de profissionais é um dos grandes atrativos de qualquer coworking, especialmente porque membros destes espaços podem usufruir das comunidades ali existentes para compartilhar experiências e gerar parcerias.

 

Para profissionais do Direito, o networking em um coworking jurídico é ainda mais efetivo, principalmente por conta da possibilidade de realizar consultas e parcerias entre advogados de diferentes ramos do direito. Ademais, se fazer conhecer pelos colegas ainda é a forma mais ética de aumentar a clientela. 

 

2. Serviços especializados para advogados(as)

 

Tendo em vista que estes espaços conhecem as necessidades de seus usuários, os coworkings de nicho diferenciam-se por atenderem as demandas específicas de seus clientes. Nesse caso, os coworkings jurídicos costumam disponibilizar: (i) bibliotecas jurídicas; (ii) palestras sobre leis e jurisprudência; (iii) suporte de TI com expertise jurídico; (iv) sistema de segurança de dados; (v) entrega/retirada de documentos em outros endereços e muitos outros que podem variar entre as empresas.

 

3. Ambiente de trabalho específico para advogados(as)

 

Os coworkings de nicho buscam recriar a atmosfera típica do local de trabalho da profissão que se propõem a servir e é por isso que os coworkings jurídicos costumam ser discretos, sóbrios e elegantes.

 

Locais descontraídos, característicos dos coworkings tradicionais, podem não ser o ideal para a operação de um escritório de advocacia, que exige sigilo e discrição. 

 

4. Futuro híbrido e flexibilidade

Com o crescimento do trabalho híbrido, os coworkings passaram a ser uma opção interessante para diversas empresas, inclusive escritórios de advocacia. No mundo jurídico as reuniões presenciais ainda são rotina (especialmente porque a advocacia é uma profissão baseada na confiança) e dificilmente advogados conseguirão abrir mão integralmente de um espaço físico.  

 

Neste contexto, os coworkings jurídicos acabam se tornando a solução ideal para escritórios que buscam opções flexíveis de trabalho. Estes espaços costumam permitir a contratação de serviços (inclusive salas de reunião) por diferentes períodos: desde poucas horas até contratos anuais, permitindo que profissionais aproveitem o ambiente alugado em dias de reunião e continuem no conforto de casa em dias que não houver necessidade de se deslocar para o escritório. 

 

5. Produtividade 

 

Se você já ouviu falar em comportamento de manada, então deve imaginar qual é o efeito causado ao estar inserido em um ambiente inspirador, com diversos profissionais motivados ali trabalhando. De acordo com a psicologia humana, a reação natural que se espera é acompanhar o ritmo daqueles à sua volta, principalmente tratando-se de pessoas da mesma área de atuação. Pesquisas demonstram que há um aumento de rendimento na realização de suas atividades, ainda mais saindo de um cenário de home office, em que o foco e a concentração tornam-se quase inalcançáveis. Além disso, no ambiente de coworking não há preocupações com a administração do espaço, permitindo que você se dedique exclusivamente aos seus clientes. 

 

Referências:

Censo Coworking Brasil 2019. Disponível em >https://coworkingbrasil.org/censo/2019/. Acesso em 10.03.2022. 

Coworking Brasil. Disponível em https://coworkingbrasil.org/news/tendencias-coworking-2021/. Acesso em 10.03.2022.

Law Works
online

Law Works
Olá!

Como posso te ajudar?
1:40
×
Converse conosco