5 MOTIVOS PARA INSTALAR SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM UM COWORKING JURÍDICO
Por Law Works | Mar 10, 2022 | Coworking
Se você está em busca de um local para instalar sua empresa ou escritório de advocacia, provavelmente já ouviu falar nos coworkings.
Conhecidos por seus ambientes descontraídos, confortáveis e favoráveis para o dia a dia dos usuários, os espaços compartilhados têm se tornado cada vez mais comuns dentro das mais diversas carreiras.
De acordo com o Censo Coworking Brasil realizado anualmente, este ramo de mercado cresce de forma acentuada no Brasil desde 2015, sendo que previsões indicam resultados sem precedentes para 2022 e 2023, uma vez que o trabalho híbrido impulsionado pela pandemia aumentou drasticamente a procura por escritórios com opções flexíveis.
Com o crescimento deste mercado, os coworkings segmentados (ou de nicho) passaram a ter maior visibilidade, principalmente por trazerem novas oportunidades para profissões com demandas específicas, como é o caso do Direito.
Coworkings de nicho conhecem melhor as exigências, dificuldades e impedimentos profissionais de seus membros, o que lhes permite endereçar melhor suas necessidades.
No geral, são muitas as vantagens que podem ser encontradas ao contratar um coworking jurídico ideal para sua banca.
Por isso, acompanhe os 5 motivos para instalar seu escritório de advocacia em um coworking jurídico:
1. Networking
A integração de profissionais é um dos grandes atrativos de qualquer coworking, especialmente porque membros destes espaços podem usufruir das comunidades ali existentes para compartilhar experiências e gerar parcerias.
Para profissionais do Direito, o networking em um coworking jurídico é ainda mais efetivo, principalmente por conta da possibilidade de realizar consultas e parcerias entre advogados de diferentes ramos do direito. Ademais, se fazer conhecer pelos colegas ainda é a forma mais ética de aumentar a clientela.
2. Serviços especializados para advogados(as)
Tendo em vista que estes espaços conhecem as necessidades de seus usuários, os coworkings de nicho diferenciam-se por atenderem as demandas específicas de seus clientes. Nesse caso, os coworkings jurídicos costumam disponibilizar: (i) bibliotecas jurídicas; (ii) palestras sobre leis e jurisprudência; (iii) suporte de TI com expertise jurídico; (iv) sistema de segurança de dados; (v) entrega/retirada de documentos em outros endereços e muitos outros que podem variar entre as empresas.
3. Ambiente de trabalho específico para advogados(as)
Os coworkings de nicho buscam recriar a atmosfera típica do local de trabalho da profissão que se propõem a servir e é por isso que os coworkings jurídicos costumam ser discretos, sóbrios e elegantes.
Locais descontraídos, característicos dos coworkings tradicionais, podem não ser o ideal para a operação de um escritório de advocacia, que exige sigilo e discrição.
4. Futuro híbrido e flexibilidade
Com o crescimento do trabalho híbrido, os coworkings passaram a ser uma opção interessante para diversas empresas, inclusive escritórios de advocacia. No mundo jurídico as reuniões presenciais ainda são rotina (especialmente porque a advocacia é uma profissão baseada na confiança) e dificilmente advogados conseguirão abrir mão integralmente de um espaço físico.
Neste contexto, os coworkings jurídicos acabam se tornando a solução ideal para escritórios que buscam opções flexíveis de trabalho. Estes espaços costumam permitir a contratação de serviços (inclusive salas de reunião) por diferentes períodos: desde poucas horas até contratos anuais, permitindo que profissionais aproveitem o ambiente alugado em dias de reunião e continuem no conforto de casa em dias que não houver a necessidade de se deslocar para o escritório.
5. Produtividade
Se você já ouviu falar em comportamento de manada, então deve imaginar qual é o efeito causado ao estar inserido em um ambiente inspirador, com diversos profissionais motivados ali trabalhando. De acordo com a psicologia humana, a reação natural que se espera é acompanhar o ritmo daqueles à sua volta, principalmente tratando-se de pessoas da mesma área de atuação. Pesquisas demonstram que há um aumento de rendimento na realização de suas atividades, ainda mais saindo de um cenário de home office, em que o foco e a concentração tornam-se quase inalcançáveis. Além disso, no ambiente de coworking não há preocupações com a administração do espaço, permitindo que você se dedique exclusivamente aos seus clientes.
Referências:
Censo Coworking Brasil 2019. Disponível em >https://coworkingbrasil.org/censo/2019/. Acesso em 10.03.2022.
Coworking Brasil. Disponível em https://coworkingbrasil.org/news/tendencias-coworking-2021/. Acesso em 10.03.2022.